As atividades que envolvem levantar, puxar ou empurrar cargas têm sido uma preocupação crescente daqueles que procuram prevenir lesões e doenças do trabalho. Em termos gerais, a carga provocadois tipos de reações corporais. Em primeiro lugar, o aumento de peso provoca uma sobrecarga fisiológica nos músculos da coluna e dos...
Blog
PUXAR E EMPURRAR CARGAS
Um questionamento frequente que ocorre nos ambientes de trabalho é o seguinte: é melhor empurrar ou puxar uma carga? De acordo com alguns estudos, é melhor empurrar cargas que estão na altura do quadril do que aquelas que estão na altura dos ombros ou acima deles, em função da pressão...
NR-17: UM RESUMO DA NORMA DE ERGONOMIA NO TRABALHO.
O que diz a NR-17?A NR-17 define diretrizes para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. De acordo com o texto, a organização deve realizar a avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho para...
ERGONOMIA: 3 ERROS COMUNS NA ROTINA DE NO ESCRITÓRIO.
A rotina de trabalho no escritório, na maior parte das vezes, é longa e exaustiva. Alguns profissionais passam de 8 a 12 horas por dia sentados em frente ao computador ou em reuniões de negócio, o que pode influenciar de maneira negativa não só na qualidade do serviço prestado, mas...
DICAS DE ERGONOMIA PARA QUEM TRABALHA COM COMPUTADOR: HOME OFFICE OU NUMA EMPRESA.
A ergonomia é fundamental na organização dos ambientes de trabalho para evitar danos à saúde dos colaboradores e os consequentes prejuízos ao trabalho em si, em função do menor rendimento e até mesmo das ausências de funcionários em licença médica. Quem trabalha direto ao computador, por exemplo, costuma passar longas...
PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS: MAIS SAÚDE NO TRABALHO
Só durante o ano de 2016, mais de 116 mil pessoas foram afastadas do trabalho por pelo menos 15 dias em razão de um incômodo extremamente comum: dores nas costas. Este e outros problemas corriqueiros, mas sérios, podem ser facilmente evitados com a adoção de medidas de prevenção.Mas como proteger...
ERGONOMIA: CONCEITOS E SEUS TIPOS.
O que é ergonomia?Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos. Por...
ERGONOMIA NO TRABALHO: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
A saúde no trabalho é um assunto que está em constante discussão em diversas frentes e isso se justifica pelo fato de ser cada vez mais comum as pessoas terem doenças ocupacionais, decorrentes do exercício de suas funções. Nesse sentido, um dos fatores que mais contribuem com o adoecimento dos...