A repetitividade, como o nome sugere, diz respeito aos movimentos e atividades laborais em sequência, repetitivos diversas vezes. Essa repetição compromete tanto a parte física, quanto psicológica.
Na parte física, afeta o sistema musculoesquelético, levando a lesões e inflamações, a exemplo de tendinite, bursite, lombalgias, além de dores na coluna. Para se ter uma ideia, a maior parte dos problemas relacionados a LER – Lesões por Esforço Repetitivo Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são consequências do esforço da repetitividade de ações no ambiente de trabalho.
Já do ponto de vista psicológico, há o risco de baixa autoestima, estresse, ansiedade e depressão.
Como evitar a repetitividade?
Entre essas medidas, podemos ressaltar:
- Estabeleça pausas frequentes;
- Ofereça intervalos de atuação;
- Ofereça a ginástica laboral para fortalecer músculos e articulações;
- Varie ações quando possível para diversificar a atuação no trabalho;
- Desenvolva novos processos com novas formas de desenvolver a mesma tarefa;
- Busque automatizar determinadas tarefas para reduzir o esforço dos funcionários;
- Busque delegar tarefas mais complexas aos profissionais mais experientes;
- Dialogue com os funcionários a respeito das tarefas e como elas podem ser otimizadas;
- Promova programas de conscientização dos funcionários quanto às práticas que reduzem a monotonia e repetitividade.
Também é importante abrir o espaço para que esses colaboradores possam apresentar soluções em suas respectivas áreas. São profissionais que já conhecem seu setor e as práticas e são justamente eles os mais capacitados para apresentar melhorias nas operações que estão habituados a fazer.
Mais do que uma forma de reduzir os problemas físicos e psicológicos, a participação ativa desses colaboradores é importante para outras questões de gestão, como redução de custos, maior produtividade, entre outras ações que representam uma vantagem competitiva para a empresa.
Os gestores têm a oportunidade de reverter uma situação ruim em uma boa, capaz de aumentar o interesse dos empregados e fazê-los sentirem mais importantes para a organização e isso reflete em números positivos.
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