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REPETITIVIDADE

A repetitividade, como o nome sugere, diz respeito aos movimentos e atividades laborais em sequência, repetitivos diversas vezes. Essa repetição compromete tanto a parte física, quanto psicológica. 

Na parte física, afeta o sistema musculoesquelético, levando a lesões e inflamações, a exemplo de tendinite, bursite, lombalgias, além de dores na coluna. Para se ter uma ideia, a maior parte dos problemas relacionados a LER – Lesões por Esforço Repetitivo  Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são consequências do esforço da repetitividade de ações no ambiente de trabalho. 

Já do ponto de vista psicológico, há o risco de baixa autoestima, estresse, ansiedade e depressão. 

Como evitar a repetitividade?

Entre essas medidas, podemos ressaltar:

  • Estabeleça pausas frequentes;
  • Ofereça intervalos de atuação;
  • Ofereça a ginástica laboral para fortalecer músculos e articulações;
  • Varie ações quando possível para diversificar a atuação no trabalho;
  • Desenvolva novos processos com novas formas de desenvolver a mesma tarefa;
  • Busque automatizar determinadas tarefas para reduzir o esforço dos funcionários;
  • Busque delegar tarefas mais complexas aos profissionais mais experientes;
  • Dialogue com os funcionários a respeito das tarefas e como elas podem ser otimizadas;
  • Promova programas de conscientização dos funcionários quanto às práticas que reduzem a monotonia e repetitividade.

Também é importante abrir o espaço para que esses colaboradores possam apresentar soluções em suas respectivas áreas. São profissionais que já conhecem seu setor e as práticas e são justamente eles os mais capacitados para apresentar melhorias nas operações que estão habituados a fazer. 

Mais do que uma forma de reduzir os problemas físicos e psicológicos, a participação ativa desses colaboradores é importante para outras questões de gestão, como redução de custos, maior produtividade, entre outras ações que representam uma vantagem competitiva para a empresa. 

Os gestores têm a oportunidade de reverter uma situação ruim em uma boa, capaz de aumentar o interesse dos empregados e fazê-los sentirem mais importantes para a organização e isso reflete em números positivos. 

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